Páginas

Tradutor

sábado, 1 de novembro de 2014

Entrevista com meus Pais
Assunto: Colégio Tiradentes Brigada Militar de Santo Ângelo

1.     Paulo: Qual sua visão sobre o Colégio Tiradentes?
Amando/Digna: O Colégio Tiradentes da Brigada Milita, a nosso ver, está entre os melhores educandários a nível de Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Várias razões levam-nos a esta visão: A seriedade com que é levado o processo ensino-aprendizagem, incluído o turno ampliado; a disciplina adotada como mais uma forma somatória a este processo; a competência do corpo docente e seu empenho no progresso do aluno; a numerosa procura por uma vaga para estudar neste Colégio; a grande porcentagem de aprovação no vestibular ou ENEM de seus alunos; a participação dos alunos em atividades enriquecedoras de seu conhecimento e amadurecimento humano, como banda marcial, estudo de línguas, xadrez, intercâmbios.

2.  Paulo: Qual sua opinião sobre a política adotada pelo Colégio Tiradentes?
Amando/Digna: Não temos um conhecimento maior do projeto político-pedagógico do Colégio Tiradentes. O que acompanhamos no dia-a-dia da atividade do filho na escola, percebemos que há um real interesse do educandário, transmitir a seus alunos um aprendizado significativo e prepará-los ao ingresso no curso superior de sua preferência, sem dependerem de outros cursinhos extras pré-vestibulares ou similares. É um Ensino Médio voltado para o futuro de seus estudantes, tendo em vista tanto para a continuidade de seus estudos quanto para uma convivência ética forjada por uma disciplina correta, visando à convivência feliz e segura na sociedade do mundo atual.

3.  Paulo: Você é a favor do uso do uniforme na Escola. Por quê?
Amando/Digna: Somos a favor de que todas as escolas adotem e usem um uniforme para seus alunos. Foi pensando na seriedade e competência que a Brigada Militar está presente em todas as suas áreas de atuação, que optamos pelo Colégio Tiradentes para nosso filho. O uniforme traz muitos benefícios ao aluno e ao Colégio, como: Identifica o jovem como estudante e membro de uma instituição; sendo a família de maiores ou menores posses, evita discriminação pelo vestir, constrangimentos e consequente bullying; um colégio com alunos e alunas, resolve totalmente a decência no vestir; o(s) uniforme(s) são mais econômicos (com um menor roupeiro o aluno anda sempre bem vestido); na rua, o jovem uniformizado é visto como estudante que está indo ao colégio ou dele retornando (não como moleque vadio perambolando por aí); e a maior, referente ao Colégio, ser um orgulho usar este uniforme e pertencer a Família Tiradentes.


4.    Paulo: Qual a sua opinião sobre Colégio com turno integral?
Amando/Digna: A “profissão” do estudante é estudar. A melhor profissão é a de turno integral e não só meio turno ou vinte horas: produz e rende mais. Da mesma forma o estudante. Já que por lei frequentar a escola até os 18 anos é obrigatório e que é proibido “empregar menores”, que sua escolaridade seja de tempo integral. Para nós, particularmente, que moramos longe do Colégio, consideramos excelente o “turno estendido” adotado no Colégio Tiradentes. Assim ele ocupa melhor o tempo distante de casa.

5.    Paulo: Como veem a preparação focada para o vestibular ou ENEM, em vista do ingresso no ensino superior?
Amando/Digna: Hoje, com a universalização do ensino superior, é necessário que o Ensino Médio se preocupe com o aluno nesta faixa pedagógica em prepará-lo da melhor maneira, tendo em vista o ingresso no Ensino Superior.
Há quem não queira fazer curso superior. Para estes existem cursos de Ensino Médio próprios, que se caracterizam por serem profissionalizantes. No mundo de hoje ainda existe, felizmente, lugar para quem não tenha cursado uma faculdade. São profissões importantes, necessárias e que não requerem formação de tal ordem.

Junto com nosso filho, pensamos ser melhor buscar o caminho da Universidade. Vimos o Colégio Tiradentes ser também o melhor começo desta caminhada. Lamentamos, por vezes, morarmos longe do Colégio, onde se poderia ter maior interação. Mesmo assim, o que depender de nós, continuaremos sempre juntos e procuraremos o melhor para o Colégio Tiradentes e para nosso filho, e, já pensando também na nossa filha, que hoje tem 10 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário